TCC´s de Mecatrônica. Acadêmicos trabalham a todo vapor na confecção dos projetos de conclusão do curso

Critério final de avaliação do acadêmico, o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) é o projeto que tem peso fundamental no recebimento do certificado de graduação. Devido a sua importância, o trabalho de graduação interdisciplinar ganha, inclusive, disciplinas complementares na Faculdade Policamp. Os estudantes têm, geralmente, dois semestres para trabalharem as ideias e expor o resultado final. Os acadêmicos de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), por exemplo, estão empolgados. Eles colam grau no final do ano, e já trabalham a todo vapor na confecção dos projetos de conclusão do curso.

Tudo acompanhado de perto pelo prof. Marcio Rosales, que ministra TCC I e Engenharia Integrada II. Os acadêmicos foram divididos em 10 grupos, além de dois estudantes que preferiram trabalhar individualmente. São projetos diferentes, com foco na área de automação. Vão de otimização de espaço industrial a maquete de casa em 3D.

De acordo com o prof. Marcio as duas disciplinas complementares são justamente para que possam trabalhar a metodologia do TCC, ou seja, os critérios exigidos, como forma acadêmica de escrever, normas técnicas da Instituição, formas de apresentação do trabalho, de avaliação e assim por diante. “São projetos bacanas, uns já existentes e que ganharam nova roupagem; outros totalmente inéditos, que podem até ter sua tecnologia transferida, fazendo com que o grupo lucre com a venda da ideia”, explicou o professor.

Um desses projetos é a Impressão 3D de casa em escala reduzida. O projeto da maquete tem como base a resina plástica, e a intenção dos acadêmicos futuramente é produzir a casa em tamanho real. Vão aproveitar a exposição no final do ano para trazer possíveis investidores. Para tanto, criaram até um site, o Six Technologies, para divulgar a novidade no mercado.

Outro que também deve virar negócio é o Dispositivo Automático de Manutenção Preventiva. Trata-se de um sensor que conectado ao pneu emite informações gerais do veículo e a central comunica o condutor sobre os serviços que devem ser executados no carro, desde a troca de pneu, amortecedor e etc. Ou seja, vai criar um banco de dados para falar sobre a ‘saúde mecânica do carro’.

A Drink Machine deve revolucionar o mercado, principalmente das casas noturnas e barzinhos. A exemplo das máquinas de café expresso, o equipamento vai preparar coquetéis. Serão quatro tipos diferentes de bebida, a gosto do cliente, que basta acessar um display para tomar o seu drink preferido.

Nessa mesma linha, de projetos curiosos e interessantes, está o Steppe Alert, ou um medidor de pressão do estepe do carro que prevê a manutenção preventiva. É raro o condutor se lembrar de calibrar o estepe. E foi baseado em experiência própria que os acadêmicos decidiram investir nessa tecnologia. É um sistema sem fio que alertará por meio de uma barra de luz de led no para-brisas.

O Software que prevê propostas de melhorias de rendimento de uma célula de usinagem é o Estudo de Caso de outro grupo. Segundo os integrantes, por meio dessa ferramenta é possível detectar os gargalos da linha de produção, simular redução de custos, se tem gente ociosa no departamento e evitar o desperdício, entre outras.

O protótipo de um Quadricóptero para irrigação de lavoura é a aposta de outro grupo. Por meio do controle remoto e de um GPS é possível controlar o equipamento, bem como a área desejada.

E por último, o Projeto Aquecedor Solar de Água para residência. Além de controlar a temperatura, tem como finalidade diminuir o consumo de energia. “Estamos na expectativa porque daqui sairão projetos incríveis dos futuros engenheiros”, destacou o prof. Marcio.

POR: DUDA GAMBETA

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: