Planos de Negócios. Grandes empresas – reais, franquias, ou fictícias – que merecem análise de Swot para melhorar ou ser colocada em prática

A Análise de Swot (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou traduzida Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças) – é a ferramenta usada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento. E a estratégia que representa o primeiro estágio de planejamento e de ajuda ao empresário na busca desses fatores positivos e negativos que vai mantê-la bem posicionada no mercado fez parte do Plano de Negócios apresentados pelos estudantes do 4º semestre de Administração e Ciências Contábeis e 6º semestre de Ciências Contábeis, na noite do último dia 28. As demais turmas farão a apresentarão na próxima quarta-feira (05/12).

 Os Planos de Negócios desenvolvidos na disciplina de Gestão Empreendedora foram apresentados para uma banca, composta pela coordenadora dos cursos de Logística e Comércio Exterior, profª. Ana Cláudia de Almeida, e pelos coordenadores dos cursos de Administração, prof. Rafael Ferraresso, e de Ciências Contábeis, prof. Fred Cavalcante.

 

 As apresentações aconteceram no Anfiteatro. Os acadêmicos já se mostraram excelentes administradores e contadores, ao apresentar propostas inovadoras para grandes empresas e franquias já existentes no mercado, que a partir dessa análise receberam estratégia para melhorar sua atuação, ou fictícia, com plano eficiente para ser colocada em prática. “São ideias maravilhosas e os estudantes estão de parabéns pela forma como conduziram os planos de negócios, em diversos segmentos. Eles foram criativos, pesquisaram bastante e trabalharam direitinho a Análise de Swot, que são os Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças de uma empresa”, comentou a profª. Ana Cláudia.

 

 Em caso de oportunidades, os estudantes falaram sobre a abertura do mercado para produtos ou serviços, parcerias e etc. No quesito ameaças, destacaram a concorrência, o consumidor, as campanhas promocionais do concorrente, e que a empresa precisa conhecer seus pontos fortes e fracos, como contar com a marca em evidência e manter imagem de qualidade, equipe profissional preparada e treinada, além de excelente rede de assistência técnica; e os pontos fracos são a qualidade do produto da concorrência superior ao da sua empresa, investimento maciço em promoções por parte da concorrência, entre outros.

 

POR: DUDA GAMBETA

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: