Com o objetivo de apresentar o Puppet (como é organizado e demonstrar o funcionamento, as vantagens e os principais recursos em sua utilização, além de levantar questões sobre gerenciamento de configuração e infraestrutura), a Policamp realizou no dia 31/10 a palestra “Gerenciamento Automático de Configuração de Infraestrutura usando Puppet”.
O tema, que mostra uma ferramenta bem interessante para gerenciar servidores, foi ministrado aos acadêmicos do Curso de Redes, por Miguel di Ciurcio, que descreveu o Puppet como um sistema de gerenciamento de configuração e automação de infraestrutura, utilizado por grandes empresas e entidades, entre elas Google, Twitter, Wikimedia Fundation, Nokia, Red Hat, Locaweb, Rackspace, Mozilla Foundation, Globo.com e Grupo Abril.
“Com uma utilização que cresce a cada dia, o Puppet é desenvolvido desde 2005 pela empresa americana Puppet Labs e tem grandes empresas como investidoras, entre elas VMware e Cisco, além de possuir uma grande e ativa comunidade de usuários e contribuidores, e seu código fonte é aberto e livre”, explicou.
O palestrante é sócio-proprietário da Instruct Treinamento e Desenvolvimento, empresa especializada em Linux e soluções Open Source; bacharel em Ciência da Computação, com Especialização em Redes, além de ter participado do Google Summer Of Code no projeto QEMU e é certificado LPI 2. Também conta com grande experiência em administração de redes e servidores Linux, virtualização e segurança.
POR: DUDA GAMBETA MTB
Tags: faculdade policamp, Gerenciamento Automático de Configuração de Infraestrutura usando Puppet, gerenciamento de redes, Instruct Treinamento e Desenvolvimento, Miguel di Ciurcio, Policamp, policamp a melhor faculdade de campinas
Deixe um comentário