Palestra para Redes. “Gerenciamento Automático de Configuração de Infraestrutura usando Puppet” foi o tema.

Com o objetivo de apresentar o Puppet (como é organizado e demonstrar o funcionamento, as vantagens e os principais recursos em sua utilização, além de levantar questões sobre gerenciamento de configuração e infraestrutura), a Policamp realizou no dia 31/10 a palestra “Gerenciamento Automático de Configuração de Infraestrutura usando Puppet”. 

 O tema, que mostra uma ferramenta bem interessante para gerenciar servidores, foi ministrado aos acadêmicos do Curso de Redes, por Miguel di Ciurcio, que descreveu o Puppet como um sistema de gerenciamento de configuração e automação de infraestrutura, utilizado por grandes empresas e entidades, entre elas Google, Twitter, Wikimedia Fundation, Nokia, Red Hat, Locaweb, Rackspace, Mozilla Foundation, Globo.com e Grupo Abril.

 

 “Com uma utilização que cresce a cada dia, o Puppet é desenvolvido desde 2005 pela empresa americana Puppet Labs e tem grandes empresas como investidoras, entre elas VMware e Cisco, além de possuir uma grande e ativa comunidade de usuários e contribuidores, e seu código fonte é aberto e livre”, explicou.

 

 O palestrante é sócio-proprietário da Instruct Treinamento e Desenvolvimento, empresa especializada em Linux e soluções Open Source; bacharel em Ciência da Computação, com Especialização em Redes, além de ter participado do Google Summer Of Code no projeto QEMU e é certificado LPI 2. Também conta com grande experiência em administração de redes e servidores Linux, virtualização e segurança.

 POR: DUDA GAMBETA MTB

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: