Itaipu Binacional Grupo da Policamp fez visita técnica à maior Hidrelétrica do Mundo.

A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, a Itaipu Binacional, recebeu a visita técnica de um grupo da Faculdade Policamp entre os dias 07 a 11 de julho, no período de férias escolares.

Os acadêmicos – um total de 42 estudantes das Engenharias e de Análise de Sistemas – visitaram as Cataratas de Foz do Iguaçu, em companhia dos professores Henrique Lucena, Carlos Viviani e Bruno Broge, e aproveitaram para dar uma esticadinha até o país vizinho, Paraguai, além de conhecer a famosa garganta do diabo e o Parque das Aves.

A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 16,99% da energia consumida no Brasil, além de abastecer 72,91% do consumo paraguaio. Produziu ano passado um total de 92.245.539 megawatts-hora (92,24 milhões de MWh).

A Itaipu está inserida em um ecossistema rico, de grande diversidade biológica, porém ameaçado pela ação do homem. Na margem brasileira, situa-se entre dois parques nacionais: do Iguaçu e da Ilha Grande. Localizado na região da barragem, o Parque Nacional do Iguaçu é uma das últimas reservas florestais de Mata Atlântica do tipo estacional semidecidual do Brasil e a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

A estrutura da barragem de Itaipu – com 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares – serve para represar a água e obter o desnível de 120 m (queda bruta nominal) que permite a operação das turbinas. Na parte superior da barragem principal, estão situadas as tomadas de água, estruturas com comportas que permitem que a água, passando por elas e pelos condutos forçados, alcance a caixa espiral, onde faz a turbina girar.

A barragem da Itaipu consumiu 12,3 milhões de metros cúbicos de concreto, enquanto o ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel, dimensões que transformaram a usina em referência nos estudos de concreto e na segurança de barragens. Mais fotos aqui

 Por Duda Gambetta

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: