Pontes de Macarrão. IV Competição movimentou estudantes das Engenharias de Produção e de Controle e Automação da Policamp.

Adrenalina, muita torcida e boas gargalhadas a cada susto tomado com a quebra da ponte. Esse foi o IV Campeonato de Pontes de Macarrão, realizado na noite do dia 19 de junho, no hall de convívio da Faculdade Policamp – considerada uma das melhores faculdades do Estado de São Paulo.

A exposição e competição das pontes foram feitas pelos acadêmicos dos cursos das Engenharia de Produção e de Controle e Automação.

Os grupos participaram o evento, avaliada pela disciplina de Resistência dos Materiais, do prof. Aloísio Gressoni.

A proposta é promover a construção de uma ponte feita à base de macarrão Barila 7, com a mínima relação entre massa própria e peso suportado. As treliças das pontes são feitas com o espaguete conectado a colas para unir as barras, com suas estruturas milimetricamente calculadas para não haver erro, já que a ideia é justamente testar a resistência.

 Antes da competição, as pontes são pesadas pelo prof. Aloísio, porque todas têm que estar abaixo de um quilo. Nesse campeonato, apenas duas maquetes ultrapassaram o peso permitido, de acordo com as regras estabelecidas, e não participaram.

As pontes de macarrão representam modelos de pontes existentes e têm o intuito de estimular a criatividade e inovação dos acadêmicos, incentivar a pesquisa e coleta de informações, bem como a construção do conhecimento a partir do problema proposto, ou seja, ligar os conhecimentos teóricos à prática por meio da competição, que vale 40% da nota.

Vale lembrar que o recorde da Ponte de Macarrão foi obtido em 2010. A ponte aguentou 30,150 quilos. Nessa quarta competição, duas Pontes conseguiram suportar pesos iguais de 19,758 quilos. As demais quebram no caminho, conforme os pesos iam sendo acrescentados. Mais aqui

POR: DUDA GAMBETA

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: