Palestra do Presidente do Banco Alfa lota anfiteatro. A Aula Magna foi ministrada pelo Dr Fabio Amorosino.

Mais uma Aula Magna, da programação especial da Faculdade Policamp neste início de ano letivo, foi sucesso absoluto de público. A Palestra “Cenário Econômico Internacional – o Brasil neste contexto”, com o palestrante Dr. Fabio Amorosino (Presidente Executivo do Banco Alfa de Investimento), lotou o anfiteatro da Instituição na noite de quarta-feira (28/03). O tema foi ministrado aos acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Logística, Marketing e Comunicação Institucional, e foi o penúltimo de um ciclo de palestras proposto como Aulas Magnas oferecidas pela Instituição aos veteranos e ingressantes.

Antes da palestra Amorosino concedeu entrevista ao Jornal Correio Popular e preferiu focar o tema da palestra, com valores e princípios que considera importante enquanto profissional bem-sucedido. E quando perguntado sobre a situação do país em relação a uma crise mundial, foi taxativo: “Não podemos pecar por excesso de otimismo. Há oportunidade, sim; porém, precisamos agir de maneira conservadora”.

O palestrante do Conglomerado Alfa disse que não é a primeira vez que ministra palestra ao Grupo, e ficou feliz com o convite do diretor geral, prof. José Carlos Pacheco Coimbra. Ele fez questão de mostrar alguns conceitos que considera primordiais para o bom profissional nos dias atuais, que convive com um mercado altamente globalizado e competitivo. E garantiu que se alguém conseguir captar a essência desses conceitos, já teria valido a pena, e ele já teria ganhado a noite.

Citou as primeiras lições no gerenciamento de pessoas, onde a conjugação dos verbos compartilhar, investir e inspirar, é fundamental. Para ele, a busca constante da excelência é a inspiração para a missão do grupo forte e presente em todo o mundo.

Usou frases celebres e que considera marcantes no mundo business, ao mencionar lições de pessoas vencedoras, como a frase de Bernardinho, técnico de vôlei da seleção brasileira, que é “fazer valer cada ponto como se fosse o último, cada jogada como uma oportunidade, e cada minuto como o último da partida”. Essa receita é infalível e faz a diferença em time vencedor.

Também falou sobre liderança, como forma de transformar um grupo de pessoas numa equipe coesa, ao citar Peter Drucker, que afirma que o líder é tão somente aquele que atinge os resultados.

Fabio Amorosino falou sobre perseverança, obstinação e superação constante. “Quem precisa trabalhar é melhor do que aquele que não precisa. Por isso, a atitude sempre fez e fará a diferença”, disse. E fez questão de definir com mais uma importante frase de H. Betlhen, que ‘a superação é a humildade de aprender com o passado, ser inconformado com o presente e desafiar o futuro’.

Já em relação à atitude, afirmou que é preciso fazer a diferença, ter foco, agir com destreza, converter o cliente e gerar lucro. Afinal, que satisfaz clientes, sobrevive; quem encanta clientes, cresce.

 Ao abordar o tema, apontou quatro perguntas aos acadêmicos – as questões para o ano de 2012: o Brasil é tão bom quanto parece? O quanto ele é bom de fato em termos relativos? E se o mundo melhorar? E se o mundo piorar? E claro, comentou que o futuro é uma incerteza à frente. “Ninguém sabe o que vai acontecer. O que vai acontecer não é uma ciência exata”.

  POR DUDA GAMBETA MTB 37218

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: