PARCERIA: Corina Gastronomia Escola de Culinária x POLICAMP

Curso de Pós-Graduação em Gestão de Restaurantes e Gastronomia, exclusivo em Campinas, é nova aposta da Policamp visando o setor em franco crescimento

A Gastronomia tem se tornado uma profissão conceituada e que conquista espaço em todo o mundo, inclusive no Brasil – um país que oferece uma diversidade cultural e de tradições culinárias de várias partes do mundo. Com o setor em franco crescimento e uma forte tendência pelo segmento, com inúmeras opções de bares e restaurantes no mercado, nada melhor que uma formação acadêmica na área.

Mais uma vez a Policamp – Faculdade Politécnica de Campinas, considerada uma das melhores faculdades do Estado de São Paulo, saiu na frente e lançou em parceria com a Corina Gastronomia Escola de Culinária, o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Restaurantes e Gastronomia – exclusivo em Campinas. As aulas começaram neste início de ano letivo, mas ainda restam vagas remanescentes e os interessados podem se inscrever para o Vestibular Continuado até o dia 31 deste mês.

A Corina Gastronomia Escola de Culinária está funcionando ao lado da cantina externa, num Espaço Gourmet patrocinado pela Policamp e GE. O curso pretende formar executivos gastronômicos e é voltado tanto a pessoas que já atuam no segmento alimentício, como gerente, chefe de cozinha, consultor ou proprietário de restaurante, bem como àqueles que gostam da arte de cozinhar.

Para o coordenador do curso, prof. Sérgio Rauen de Souza, esse é o sonho do negócio próprio, mas com os pés no chão, já que o setor gastronômico fatura o equivalente a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é responsável por 8% dos empregos diretos no país, o que representa quase 6 milhões de pessoas.

De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro – divulgado pela Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI) – o setor de alimentação emprega mais de 100 mil trabalhadores no Estado e exige cada vez mais mão-de-obra qualificada. Os recentes investimentos de grandes redes de restaurantes e hotéis internacionais no Brasil estão tornando o segmento cada vez mais competitivo. Dessa forma, as oportunidades de trabalho estão se ampliando e a busca por profissionais qualificados aumenta a cada dia.

“Apesar de ser bastante recente o reconhecimento da gastronomia como importante geradora de renda e empregos no Brasil, o peso deste setor na economia se torna cada vez maior e com um enorme potencial de crescimento, não só em função dos grandes eventos que terão o país como sede, mas também pelo fato de que são pouquíssimos países no mundo que podem oferecer a diversidade e riqueza de insumos aqui encontrados”, disse.

De acordo com o coordenador, o crescimento vertiginoso do setor fez crescer também o número de cursos de gastronomia do país, que até 15 anos não era oferecido por nenhuma instituição e hoje é oferecido por mais de 100 instituições de ensino.

Porém, é necessário se atentar à qualificação profissional. Ainda segundo a ABRASEL, 35% dos restaurantes fecharam em menos de um ano de funcionamento e somente 3 em cada 100 estabelecimentos sobrevivem mais de 10 anos, devido a falta de preparo dos proprietários que, na maioria das vezes, não têm o conhecimento sobre a gestão de uma empresa como esta.

Profissionais experientes

O acadêmico do curso de Gastronomia tem contato com as ferramentas necessárias para acompanhar com segurança o trabalho de uma brigada de cozinha, como também para executar os procedimentos de administração, imprescindíveis para o sucesso deste negócio, tais como Custos, Recursos Humanos, Administração Financeira, Marketing, Legislação Fiscal e Trabalhista, Nutrição, entre outros.

“Este curso é indicado não apenas aos profissionais formados em gastronomia e áreas ligadas ao segmento da alimentação, como também profissionais com formação superior em qualquer área que pretendam investir em um negócio no ramo de alimentos e bebidas e necessitem de conhecimentos que auxiliem a gestão da empresa”, completou o coordenador prof. Sergio Rauen de Souza.

Para o sucesso deste curso, o Corpo Docente foi escolhido entre profissionais com vasta experiência em suas áreas de atuação e também acadêmica, que possam agregar ao aluno muito mais do que conhecimento teórico, mas exemplos práticos do dia-a-dia e experiências reais de um negócio na área de alimentação.

O prof. Sérgio Rauen de Souza é formado em administração de empresas pela EAESP-FGV, e se dedica a gastronomia há 25 anos, como proprietário e chef dos restaurantes Spice, Corina e também da Corina Gastronomia Escola de Culinária.

Ex-diretor de Gastronomia e ex-presidente do Campinas e Região Visitors Convention Bureau, Sérgio Rauen de Souza foi um dos mentores do Festival Gastronômico de Campinas que em 2012 terá a quarta edição, e já faz parte do calendário turístico de Campinas e Região. Foi também professor da Faculdade de Jaguariúna nos cursos de Hotelaria e Turismo.

A prova do Vestibular Continuado 2012 deve ser agendada na secretaria ou no portal, e poderá ser feita até o dia 31 deste mês, de segunda a sexta, às 19h30, e aos sábados, 10h.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: